top of page

Sarah Waddell: a gestação e maternidade para amazonas profissionais

O novo episódio do Clac Cast é com Sarah Waddell: amazona profissional do Adestramento, medalhista pan-americana por equipes nos Jogos de Toronto 2015 e mais de 10 vezes campeã brasileira. Além de atleta, ela também é instrutora de adestramento para cavaleiros do Salto. 


Este ano, a Sarah passou por uma gestação tranquila, em que conseguiu seguir montando até um dia antes do parto. "Na Europa fazem mais isso, aqui fazem zero. Mas eu espero que talvez eu tenha aberto os olhos e mente das pessoas de que está tudo bem: com bom senso e segurança, dá para levar. Gravidez não é doença", comenta. 


Para ela, o principal motivo para seguir montando foi a saúde mental: "Eu e o bebê estávamos bem, com exames bons. Para minha sanidade mental, era importante ficar.

Claro que o esporte é risco. Mas eu fiz tudo com bom senso. Obviamente não montava cavalos novos ou que corcoveiam e empinam", explica. 


No papo, Sarah também comenta sobre o trabalho de instrutora para cavaleiros de Salto e as diferentes exigências que cada modalidade esportiva traz para o cavalo. "Temos que olhar para o salto realmente como um outro esporte. A base, passo, trote, galope, meia parada, é a mesma, mas tem pequenas coisas que fazem muita diferença. Coisas que vou pedir para o cavalo de Salto, mas não vou pedir para o de Adestramento, e vice versa. Tem coisas que teria que corrigir no cavalo de adestramento que não necessariamente vou corrigir no de Salto, porque não vai fazer diferença pra ele no esporte", conta. 



"Eu quis me desafiar com saúde, mas também mostrar para todos que mulheres grávidas também podem trabalhar" - Sarah Waddell 


Sobre a falta de mais mulheres trabalhando como profissionais e no alto rendimento dessas modalidades esportivas, Sarah conta que: "Estamos no único esporte em que homens e mulheres competem de maneira igual, talvez por isso a gente veja tanto a pirâmide invertida acontecer: a diminuição do número de mulheres profissionais e na alta performance. E infelizmente ainda escutamos muita asneira, acham que montar precisa de força e o homem é mais forte. Se fosse uma questão de força, os cavalos ganhariam toda vez, é uma questão de equilíbrio, técnica e paciência", explica. 


Clique aqui e escute agora o novo episódio do Clac Cast no Spotify. 

Comments


bottom of page