Com 35 anos de carreira como veterinária de cavalos de esporte, a Dra. Priscila Azevedo é nossa convidada no novo episódio do Clac Cast.
No papo desta semana, a veterinária explicou desde o momento atual que vivemos dos casos de Herpes Vírus Equina, até o mercado de veterinários no Brasil e novas práticas que tem ganhado força, como reprodução por ICSI e uso do barefoot.
Também falamos sobre a evolução no atendimento de cólicas, o que é bem-estar animal no esporte, o momento do exame de compra e aposentadoria dos cavalos, e muito mais!
Ela conta que a paixão por cavalos sempre esteve presente em sua vida, mas logo que teve contato com o Salto descobriu que iria querer ser veterinária da modalidade: “O esporte é incrível e apaixonante, são tantas variáveis. É ótimo acompanhar a evolução, assim como a regressão também… é no erro que a gente mais aprende”.
Durante a conversa, Priscila trouxe vários pilares do seu trabalho, como a importância de valorizar a saúde mental, tempo de descanso entre uma disputa e outra, e também direcionamento de treino. “Eu sou da opinião de que o cavalo condiciona em competição. O cavalo não precisa ficar treinando demais em casa, ele se condiciona competindo. Como diz o ditado do futebol: treino é treino, jogo é jogo!”
Questionamos se faz sentido achar que o esporte foge do bem-estar animal, ela responde com firmeza: “Se a comida do cavalo é boa, se o trato é bom, o trabalho é bom e a inscrição é certa, não tem maus tratos. Ao contrário, o cavalo está feliz!“
Falamos sobre temas difíceis e que dividem opinião, como exame de compra e uso de barefoot, quando o cavalo não usa ferradura. Sobre exame de compra, ela comenta que é visto como “uma consultoria: não vou falar para comprar ou não, se está caro ou barato. Vai depender dos objetivos…é um exame subjetivo”
Escute agora no Spotify, YouTube, Amazon Music ou CastBox.
Yorumlar