Cae Massenzi: da sela à gestão
- comunicacao2clac
- 12 de nov.
- 2 min de leitura
Entre a sela, gestão e instrução, Carlos Eduardo Massenzi Filho, mais conhecido como Cae Massenzi, é cavaleiro profissional e um dos principais nomes do esporte nacional. Cae atua como Diretor de Cavalos Novos da Federação Hípica Paulista e atualmente é chefe de equipe do time do Paraguai, funções que o colocam diretamente envolvido com o desenvolvimento técnico e estrutural do esporte em diferentes frentes.
Neste episódio do Clac Cast, Cae compartilha sua visão sobre seu trabalho à frente da diretoria de Cavalos Novos e comenta as mudanças nas regras da categoria, que devem entrar em vigor em breve. Ele explica as principais diretrizes das novas normas e como elas podem contribuir para uma formação mais consistente dos cavalos, incentivando o planejamento e a valorização de um trabalho de base bem feito. “O principal na formação do cavalo novo é entender a necessidade de cada indivíduo, além de ter, desde a compra, um objetivo claro para ele, alinhado com proprietários e patrocinadores”, comenta.
O cavaleiro também traz uma reflexão sobre a regulamentação profissional no hipismo, propondo ideias para melhorar a regularização de técnicos, atletas e prestadores de serviço dentro do meio equestre. “Em conjunto com o presidente da CBH, estamos trocando ideias para criação de um quadro com estágios de regularização dos profissionais envolvidos no esporte, para evitar situações perigosas para cavalos e atletas sem preparo em determinadas categorias, por exemplo". Apesar das boas intenções, ele comenta que esse sistema ainda não está perto de estar pronto, e que é difícil pensar em algo que atenda a todos.
Outro tema abordado é a importância do conhecimento teórico na formação dos cavaleiros. Cae ressalta como, no Brasil, ainda há uma carência nesse aspecto e defende que o estudo e a compreensão técnica devem caminhar junto com a prática. “Eu li um livro escrito há mais de 100 anos e ele falava tudo que a gente diz ser ‘equitação moderna'. Na verdade está lá, escrito há anos, mas a gente não tem a cultura de ir atrás de estudo teórico no Brasil”, comenta.
O livro em questão é o Gymnasium of the Horse, de Gustav Steinbrecht , indicado por Cae para todos os cavaleiros e interessados em se aprofundar na base do treinamento técnico de cavalos de esporte.










Comentários