Dra. Natália Schmidt: Nutrição para cavalos de esporte
- comunicacao2clac
- 26 de nov.
- 2 min de leitura
No novo episódio do Clac Cast, recebemos a Dra. Natália Schmidt, médica veterinária e representante da Royal Horse no Brasil, marca líder global em nutrição equina. No papo, Natália traz uma visão prática e acessível para proprietários que desejam melhorar o desempenho e o bem-estar de seus cavalos de esporte, desde a gestação até a alta performance.
“Quando o assunto é nutrição equina, a palavra-chave é EQUILÍBRIO. Nada tem uma fórmula ou solução mágica. São vários fatores que devem ser observados e contemplados na dieta dos cavalos de esporte”, destaca.
Durante o episódio, ela explicou como a alimentação impacta na energia, recuperação muscular, comportamento, prevenção de lesões e até mesmo a longevidade esportiva. Um dos pontos mais discutidos foi a diferença de dieta dos potros e éguas receptoras para um cavalo já em atuação no esporte.
“Hoje, os criadores estão investindo muito em genética e qualidade para criar animais de alto desempenho esportivo, porém a primeira coisa que eles querem cortar e economizar é a ração e volumoso de qualidade. Isso é um grande erro, cometido principalmente com as receptoras destes futuros potros”, conta.
Outro destaque foi a forma como a Royal Horse desenvolve suas fórmulas, unindo pesquisa científica e adaptações específicas dos produtos nos diferentes países onde a marca atua. “O papel da indústria de rações é levar a tecnologia que está sendo desenvolvida nas faculdades e laboratórios para o dia a dia das cocheiras. Houve uma evolução muito grande nos produtos nos últimos anos. Atualmente a ração no Brasil não fica atrás da qualidade dos produtos oferecidos na Europa, mesmo que com fontes e matérias primas diferentes", explica.
A conversa reforça que uma nutrição bem estruturada não é luxo, mas sim um investimento que influencia diretamente na longevidade, consistência e saúde geral do cavalo atleta. Para proprietários e criadores, um episódio muito importante para entender as necessidades nutricionais dos cavalos e os produtos do mercado.










Comentários