O novo episódio do Clac Cast é com o atual campeão brasileiro de Senior: Jorge Luís Passamani, o jorginho. Apesar de ser brasiliense, o cavaleiro tem uma imagem muito ligada ao esporte no Nordeste, graças aos mais de 10 anos em que atua na região e também pelo trabalho que tem feito de desenvolvimento do esporte por lá.
Neste episódio, Jorginho conta sobre o início de sua trajetória, a decisão de se mudar para o Nordeste e as dificuldades do crescimento do Hipismo na região: “Não tem como fazer, é geográfico, não tem como ficar indo de lá pra cá com quatro dias de caminhão, e tentar disputar de igual para igual. A dificuldade maior é essa. Saltar 1.20m ou 1.30m, aqui ou no Japão, é a mesma coisa, é obstáculo, tempo. Mas você precisa ter parâmetro”, explica.
Após alguns anos indo a São Paulo competir, em 2024 o cavaleiro abriu uma filial da sua equipe no Doda Training Center, em Itatiba - SP, onde recebe cavalos de alunos que querem competir em provas nacionais e também treina seus principais animais de competição.
Durante o papo, Jorginho também relembrou o caso de punição por uso indevido de boleteira, que levou seu nome às mídias em 2021. “Aquele foi um momento super delicado, de muito crescimento para mim, volto a falar: fiz algo errado. A punição tem que existir e ser cada vez mais rigorosa. Ela deve ser a correção do erro do cavaleiro, da imposição do cavaleiro de buscar um zero pontos de maneira artificial”, reflete.
Agora, em uma nova fase na carreira, além da mudança para São Paulo, Jorginho também conta um pouco mais sobre a parceria com o Stub PB, investidor de cavalos de alta performance.“Eu nunca tive a oportunidade de montar uma tropa dessa. Às vezes as oportunidades passam e não estamos prontos nem para enxergar ela. Agora acho que estou um pouco mais pronto, mas sem comodismo, para seguir melhorando sempre, para outros desafios”.
Bình luận