top of page

Fabio Leivas de volta ao Brasil

Em novo episódio do Clac Cast, o cavaleiro Fabio Leivas, radicado desde 2018 em Wellington, nos EUA, conversou com a equipe da 2clac e, entre outros tópicos, contou que encerrou um ciclo de cavalos que gostaria de formar no exterior, por isso deve voltar ao Brasil nesta temporada, com o objetivo de formar uma nova tropa de cavalos novos.


O encerramento deste ciclo se deu em janeiro, após a venda de seu principal cavalo, Ilex, para o americano McLain Ward, cavaleiro top 10 no Ranking da FEI. 


“Para mim, a venda do Ilex foi a coroação de um trabalho, foi como se eu tivesse ganho uma medalha de mérito por ter feito um trabalho nesses anos aqui no Estados Unidos, de ter o privilégio e a honra de ser reconhecido por um cavaleiro como o McLain Ward. Se um cara como ele está de olho no meu cavalo para fazer as Olimpíadas, é porque a coisa foi bem feita”, comentou. 


Com Ilex (Baltic VDL x Calendula por Chin Chin, nascido em 2013), Fabio foi convocado para participar dos Jogos Pan-Americanos, foi vice-campeão da Copa das Nações de Wellington e do 5* de Ocala, além de conquistar a prata no GP 5* de Sopot, na Polônia, e o 5o lugar no GP de Hickstead, na Inglaterra


Apesar de ter sido convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Fábio declinou o convite, por acreditar que as condições para convocação não foram seguidas. “Naquele momento eu achei que talvez, para o meu cavalo, não fosse o ideal sair daqui para ir para o Pan Americano e não saltar, e ficar na reserva. Seria a condição que eu iria. Eu achei que era melhor eu não ir, porque eu não concordei com aquela situação”, explica. 

 

Sobre a situação do esporte no Brasil, apesar de não saltar provas desde 2015 no país, o cavaleiro destacou dois pontos de evolução: a melhora da criação nacional e o calendário de provas, que tem apresentado mais opções para o cavaleiro montar o melhor planejamento possível visando as necessidades do cavalo. Além disso, também destacou que os cavaleiros brasileiros têm tido mais calma na formação de cavalos novos, algo que depois é recompensado com bons resultados e comercialização. 


Clique aqui e confira o episódio completo com Fabio Leivas no Clac Cast. 

bottom of page