Dudu Barreto: nutrição e preparação física na alta perfomance
- comunicacao2clac
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
O novo episódio do Clac Cast traz uma conversa bem objetiva sobre os princípios que guiam todo o trabalho do Chevaux Team, que levou a 5a colocação nos Jogos Olímpicos de Paris com Stephan Barcha e Primavera. Conversamos com Dudu Barreto, que é o sócio fundador da equipe, veterinário e gestor.
Como veterinário e preparador físico, a carreira de Dudu Barreto começou no Enduro Equestre, modalidade em que os cavaleiros percorrem até 160km, em um único dia, com o mesmo cavalo. “As pessoas falam que o Enduro é um esporte de explosão, mas não é. É um esforço de longa duração, os cavalos passam horas galopando a 25km/h. É preciso muito preparo físico, mas também trabalhar o mental e bem-estar do animal”, conta.
Trazendo essa bagagem para o Salto, onde trabalha em parceria com o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, Dudu estabeleceu diversos parâmetros na equipe Chevaux para manter o bem-estar e saúde dos animais: “Trabalhamos com a regra, mas é claro que são seres vivos e que vai haver exceção. O mais importante é toda a equipe, sejam os cavaleiros, tratadores, veterinários, ferradores, todos lembrarem sempre que os cavalos são seres vivos, e não máquinas”.
Durante o papo, Dudu explica, por exemplo, o passo a passo da elaboração da planilha de alimentação de cada cavalo que chega para o time. “Água limpa e feno de qualidade é o básico sempre. Depois, dependendo do temperamento do cavalo, vou escolher o tipo da ração, com mais ou menos amido. Começo sempre com 5kg de ração e a mesma quantidade de feno para, a partir daí, ir reduzindo ou, se necessário, incluo alfafa e óleo de arroz na alimentação”.
Outras dicas como a forma de consumo do sal mineral e como dosar o feno durante o dia também foram faladas. Assim como o tamanho e características do piquete ideal e princípios do treinamento para o cavalo de alta performance.
Comments