Dra. Katia Ferraro: Cannabis medicinal para cavalos
- comunicacao2clac
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O novo episódio do Clac Cast traz um assunto que vai quebrar muitos preconceitos e, com certeza, ainda vai dar muito o que falar no meio hípico. O uso de Cannabis na medicina veterinária vem passando por diversos processos, burocráticos e de aceitação cultural, além de estudos que cada vez mais comprovam a eficácia da planta, seja em humanos ou pets.
Para os cavalos, assim como em outros animais, o principal uso é ligado aos problemas comportamentais, mas também é muito utilizado em quadros de dor crônica. “Cavalo que engole ar, é muito ansioso ou tem o temperamento difícil, para todos esses cenários de questões comportamentais, a Cannabis está comprovada e traz muita eficácia. Outro exemplo de ótimo uso são os cavalos aposentados, eles não precisam ficar tomando anti inflamatórios fortes, muitas vezes um tratamento com Cannabis é muito eficaz”, explica Dra. Katia.
No esporte, o uso do óleo de Cannabis é uma alternativa para cavalos muito bravos, que muitas vezes necessitam do uso de Acepran para melhora de foco e performance. “É muito menos invasivo e mais natural. Para chegar na dose ideal vamos aumentando gota a gota, e paramos quando temos um efeito desejado na menor dose”, comentou durante o episódio do Clac Cast.
Sobre o preconceito que a Cannabis enfrenta, Dra. Katia explica que é algo cultural e histórico, que vem desde o período de escravidão no Brasil: “os senhores viam os escravos, que deveriam ser miseráveis, vivendo felizes e dançando capoeira, logo a maconha foi considerada algo proibído. O preconceito vem daí.”
Apesar do preconceito, ela também explica que agora que a Cannabis já é regulamentada, será necessário que todos os médicos veterinários saibam prescrever e lidar com o medicamento, como qualquer outro. “É um medicamento de uso contínuo, não dá mais para um veterinário receber um paciente que faz uso de Cannabis e cortar de uma vez por puro preconceito”, explica.
Comments