top of page

ODESUR 2022: Convocação e expectativas

Na semana passada, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), divulgou a lista dos conjuntos convocados para representar o Brasil na modalidade de Salto nos Jogos Sul-Americanos - Odesur 2022. O evento vai acontecer entre os dias 06 e 11 de outubro, em Assunção - Paraguai.


"O Odesur é como um mini pan: teremos entre 300 e 400 atletas de diversos esportes em missão pelo Brasil. Ficaremos em uma vila para hospedagem e alimentação, assim como nas Olimpíadas e Jogos Pan Americanos", comentou o chefe de equipe do Time Brasil de Salto, Pedro Paulo Lacerda.


Para este evento, o maior objetivo dos atletas brasileiros, para além das medalhas por equipe e individual, é conquistar a vaga para participar dos Jogos Pan Americanos 2023, em Santiago - Chile. Para tal missão, contaremos com os seguintes conjuntos:


Flávio Grillo Araújo - Lorentino JMen

Guilherme Dutra Foroni - Casella Blanca JMen

José Roberto Reynoso Fernandez Filho - Santiago Rosebud / Azrael W / Cornet Dor JMen

Marcello Ciavaglia - GR Garuda

Stephan de Freitas Barcha - Chevaux Primavera Montana Império Egípcio


"Acho que nosso time é bem forte, temos uma boa chance de conquistar nosso objetivo" - Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Brasil


O olímpico Stephan Barcha concorda que o time tem grandes chances: "Vejo um time forte, com experiência, bons cavaleiros e bons cavalos. Um time com qualidade tanto para buscar medalha por equipe como individual", afirma.


"Achei o time convocado o mais justo possível, achei que realmente foram os melhores conjuntos do ano. Os cavaleiros que mais estão se classificando em todas as provas, com um sistema muito sólido e cavalos muito bons. Além disso, também acho que temos uma amizade e interação legal, então acho que vai ser um time unido, em que um vai de fato torcer pelo outro e ajudar", concordou o cavaleiro Guilherme Foroni.


Stephan Barcha e Primavera Montana (Calvaro Z x Paroli) "A primavera chegou pra gente com 6 anos de idade, desde o início eu sabia o potencial dela, e tudo foi sempre muito pensado para ela chegar no alto nível na idade que ela esta. Ela está com 10 anos, ainda é jovem, e eu avalio de forma muito positiva todo o processo dela" - Stephan Barcha


Guilherme Foroni e Casella Blanca JMen (Cachas x Cassini I) "Este inicialmente não era meu projeto para este ano, a Casella é uma égua jovem, que eu fiz uma programação para chegar no alto rendimento com calma. Pulamos os GPs mais fazendo a cabeça dela, e ela chegou no CBS Senior Top muito pronta. Foi uma ótima surpresa" - Guilherme Foroni

Zé Roberto Reynoso e Santiago Rosebud (Numero Uno x Berlin) "É uma felicidade muito grande ter três cavalos desse nível e convocados. Já informei à CBH que os três estão disponíveis para o Odesur e essa decisão cabe a eles. O que acharem melhor, estou disposto a fazer o melhor para representar meu país e conseguir a vaga que a gente precisa" - Zé Roberto Reynoso


Flávio Grillo e Lorentino JMen (Landario JMen x Calisco JMen) "Comprei o Lorentino com 6 anos de idade. É um cavalo com muita qualidade, limpeza e força. Fizemos ótimas provas e ganhamos o GP do The Best Jump. Estou otimista que a gente pode contribuir para um bom resultado no Odesur"


Marcello Ciavaglia e GR Garuda (Douglas x Corland)

O conjunto foi bronze na disputa do CBS Senior Top e ganhou o GP do Internacional Cidade de Curitiba, que aconteceu em abril e foi uma das observatórias do processo seletivo


O PROCESSO SELETIVO


Para definição desse time, a CBH realizou e vem fortalecendo a formação de processos seletivos no próprio Brasil. Em 2022, este processo seletivo foi composto por cinco competições observatórias, sendo quatro GPs com chamada a 1,50 e também o Campeonato Brasileiro Senior Top 2022, que na final contou com obstáculos a 1,60m.


"Eu acho muito importante realizar processos seletivos no Brasil para valorizar mais o esporte por aqui. Além de elevar o nível técnico, também aumenta a vontade de investir nos cavalos e atletas", comentou José Roberto Reynoso sobre a seletiva deste ano.


Com um perfil um pouco diferente dos outros cavaleiros, Flávio Grillo é cavaleiro amador e também criador de cavalos de esporte. Ele também afirma que a seletiva no Brasil tem muito a agregar: "Além de elevar o nível técnico, esse processo fomenta a criação nacional e investimento dos proprietários, e faz com que os cavaleiros busquem a excelência. Vejo como um marco para o esporte nacional", afirma.



TABELA C


Com regulamento diferente dos campeonatos geralmente realizados no Brasil, a disputa no Odesur será inaugurada com uma prova de caça (tabela C). Essa é uma prova de alta velocidade, em que as faltas são penalizadas em segundos, somados ao tempo gasto pelo concorrente para realizar seu percurso. De acordo com o regulamento de Salto 2022 da CBH:

As provas com tabela C não são muito comuns aqui no Brasil, por isso exigem um pouco de cautela: "A prova de caça acaba exigindo que a gente tire o cavalo um pouco do ponto logo no início do campeonato. Então precisamos pensar na programação e fazer uma boa estratégia, para termos um campeonato regular e constante", explicou Guilherme.

Mas isso não tira a confiança do time: "A Primavera e os outros cavalos convocados estão acostumados com provas de desempate, por isso com certeza conseguem desempenhar muito bem uma prova de velocidade", afirma Stephan.



Fotos: Gabi Lutz e JC Markun

Texto: Isabella Campedelli

bottom of page