Marcelo Blessmann: das pistas internacionais ao olhar técnico de juiz
- comunicacao2clac
- 17 de set.
- 2 min de leitura
Marcelo Blessmann é um nome que atravessa gerações no hipismo brasileiro. Cavaleiro de destaque, ele levou a bandeira do Brasil aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e construiu uma carreira sólida entre Europa, Estados Unidos e Brasil.
Na Europa, montou com Neco Pessoa e quase se mudou definitivamente: “eu tive a oportunidade de ir para lá, mas fiquei doente. Aquilo me desanimou e eu acabei não indo, mas poderia ter mudado toda a minha vida”.
Após mais de 25 anos de carreira como atleta, sua trajetória foi marcada por um episódio de saúde que encerrou de forma mais precoce sua vida como cavaleiro profissional. Mas esse momento, apesar de difícil, se mostrou um ponto de virada na sua atuação e envolvimento com o esporte. “Eu tive que fazer uma cirurgia no quadril por desgaste, uma condição genética, mas no meu retorno sofri uma queda que acabou me tirando do esporte. Eu tinha muitos amigos e clientes que me ofereceram oportunidades de seguir no mercado de uma forma diferente”, comenta.
Com olhar técnico e profundo conhecimento da modalidade, Marcelo encontrou no julgamento uma forma de seguir contribuindo. Hoje, atua como juiz da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), acompanhando de perto a avaliação de cavalos novos e aprovação de garanhões. Com as categorias da juventude, de jovens atletas de alto rendimento, atua com o julgamento técnico dos conjuntos.
Sobre o cenário atual do hipismo, Marcelo destaca as longas jornadas que os profissionais enfrentam nas competições.“Está na hora de dividir os eventos, temos muitos competidores e não dá mais para ter provas de 1m a 1.60m no mesmo evento, com várias pistas acontecendo ao mesmo tempo. É cansativo para todos, inclusive para o público”, reflete durante o episódio.
No podcast, ele relembra momentos marcantes de sua carreira internacional, fala sobre os aprendizados e reflete sobre os rumos atuais do hipismo. Também compartilha um pouco da parte técnica do trabalho de julgamento, explicando como são avaliados tanto os cavalos quanto os conjuntos mais jovens.










Comentários