Francisco Musa: o retorno ao Brasil após 7 anos na Europa
- comunicacao2clac
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul.
O cavaleiro Francisco Musa é o convidado do novo episódio do Clac Cast. Após 4 títulos de Campeão Brasileiro Senior Top e uma carreira consolidada no Brasil, Musa passou 7 anos na Europa, treinou com Neco Pessoa e conviveu com alguns dos maiores nomes do Hipismo mundial. Agora ele está de volta ao país e conta sobre aprendizados e diferenças do esporte praticado nos dois continentes.
Musa conta que a princípio ia fazer apenas uma temporada em Wellington, mas os resultados foram bons e a equipe do Haras Império Egípcio, para quem trabalhava na época, tomou a decisão de levar os cavalos para um semestre na Europa. Um semestre acabou se tornando 7 anos de muito aprendizado e evolução como cavaleiro e professor. “Na Europa tive a oportunidade de treinar com Nelson Pessoa e conviver diariamente com grandes cavaleiros que montam ou vão dar aulas no Stephex. Realmente foi uma experiência que agregou muito na minha carreira", conta.
Para ele, o que mais chamou atenção ao voltar para as provas no Brasil foi a quantidade de praticantes nas provas. “O nível dos cavalos e da criação evoluiu, mas isso eu já vinha acompanhando um pouco mesmo de longe, o que mais me chamou a atenção foi mesmo a quantidade de inscritos nas competições".
Sobre os maiores aprendizados do tempo que passou na Europa, Musa destaca o manejo dos cavalos: “Aqui no Brasil as pessoas tratam os cavalos como cristais. Na Europa cavalo é mais cavalo, vão mais para o piquete, fazem mais exteriores. As provas acontecem pisos que não são de alta tecnologia e não eles não têm problemas com isso”.










Comentários