top of page

Bronze para o Brasil no Pan 2023

Buscando defender o título de campeões no Pan-Americano de Lima 2019, o Time Brasil de Salto liderou toda a disputa por equipes, mas no último percurso do dia, com Rodrigo Pessoa em pista, o Brasil caiu para a terceira colocação após 8 pontos perdidos no percurso de Major Tom.


A conquista da medalha de bronze por equipes na edição de Santiago 2023 foi realizada pelo time composto por Stephan Barcha/Chevaux Primavera Império Egípcio, Pedro Veniss/Nimrod de Muze Z, Rodrigo Pessoa/Major Tom e Marlon Zanotelli/Deesse de Coquerie.


“Foi uma medalha de bronze com um gostinho um pouco salgado, já que vínhamos com a liderança. Mas realmente não foi o nosso dia hoje, eu coloquei a equipe em uma situação bem difícil... faz parte do esporte. Nos mantemos unidos e mantendo o suporte à equipe”, comentou Marlon Zanotelli.

Equipe do Brasil unida do início ao fim da disputa


Já Stephan Barcha teve um desempenho excepcional com Chevaux Primavera Império Egípcio, com um belo duplo zero. “A medalha do time era a primeira meta, deu certo. Viemos fortes, unidos, o ambiente foi espetacular. E para mim foi uma super experiência: agora estamos bem no individual, a égua vai descansar, e na sexta-feira tenho ótimas expectativas, vamos dar o nosso melhor na busca pela medalha individual”, disse o cavaleiro.


Stephan Barcha e Chevaux Primavera Império Egípicio: duplo zero na disputa de hoje


Rodrigo Pessoa, apesar de estar qualificado para final, comentou na coletiva de imprensa que vai poupar Major Tom. Assim, além de Stephan, Pedro Veniss é o único outro brasileiro que segue para disputa individual, com apenas 4 pontos perdidos da primeira volta de hoje: “Os cavalos saltaram bem, foi uma pena realmente. Mas agora vamos descansar amanhã e buscar um bom resultado no individual na sexta".

A DEFINIÇÃO DA MEDALHA POR EQUIPES


Após a primeira passagem no percurso de hoje (01.11), o Brasil seguiu com a liderança que carregava do primeiro dia de disputas, porém com uma diferença muito pequena do segundo lugar, os Estados Unidos, que após uma estreia ruim nos Jogos, hoje teve uma participação excelente na primeira volta, com todos os conjuntos zerados. Assim, no intervalo entre passagens, o Brasil estava com um somatório de 12.32 pontos perdidos nos dois dias, e os EUA com 12.37.

Na primeira volta, somente Stephan Barcha e Chevaux Primavera Império Egípcio completaram o percurso sem faltas. Pedro Veniss cometeu uma falta discreta, Rodrigo Pessoa uma falta inesperada no triplo e Marlon, surpreendendo a todos após a boa apresentação de ontem, teve um refugo na entrada do triplo, sendo o descarte da primeira volta.


A segunda passagem teve uma disputa com muita emoção até o último momento. Zero atrás de zero, por México, Canadá e Estados Unidos, Pedro Veniss entrou e fez mais uma pista categoricamente zerada. O Brasil seguia firme na liderança.

Pedro Veniss e Nimrod de Muse Z seguem com apenas 4 p.p. para a disputa individual

Marlon Zanotelli e Deesse de Coquerie começaram o percurso com um toque no número 1. Já com alguns derrubes pelo caminho, a égua refugou novamente a entrada do triplo, e o cavaleiro optou por retirar o conjunto da competição. O cavaleiro desmontou na área de inspeção pós-prova, recebido por todos os outros atletas, que se mostraram sempre unidos.


Ainda assim, com este descarte, o Brasil seguia na liderança, mas agora precisava obrigatoriamente de mais dois zeros: de Stephan e Rodrigo. Com toda a pressão nas costas, Stephan e Primavera entraram na pista e foram certeiros do primeiro ao último esforço. O Brasil ainda era líder, mas os Estados Unidos seguiam fazendo pistas zeradas com todos os integrantes de sua equipe.


Rodrigo Pessoa e Major Tom na busca pelo melhor resultado para o Brasil


Rodrigo Pessoa, com toda sua experiência e frieza, começou a galopar para o 1 com o silêncio absoluto de toda a torcida. Apesar de toda a cautela, o conjunto cometeu duas faltas, deixando passar da tabela de resultados não só os Estados Unidos, mas também o Canadá.


Os Estados Unidos levaram a vitória com 12.37 pontos do primeiro dia de disputa, Canadá foi segundo colocado com 17,62 e Brasil foi bronze com 20,32.


EUA: DE UMA ESTREIA DECEPCIONANTE AO TOPO DO PÓDIO

Após a disputa, o técnico do time americano comentou sobre o alto nível da competição que, para ele, é resultado do esporte estar cada vez mais globalizado. “Não ouvi ninguém comentar sobre o nível deste Pan-Americano, nos últimos anos temos visto um nível cada vez maior do esporte por aqui, com times realmente muito fortes vindo buscar a medalha. Isso é um grande tributo ao esporte!”, comentou Robert Ridland.


Estados Unidos, Canadá e Brasil no pódio por equipes dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023


McLain Ward comentou sobre a importância do campeonato para a equipe: “Todos sabem que nossa primeira meta era conquistar a vaga olímpica, conseguimos, representamos bem o nosso país e hoje foi um dia muito bom para nós. O fato de termos demorado tanto para nos qualificar nos deixou tensos, e fez com que não descansássemos enquanto não atingíssemos o nosso objetivo”.


Já Karl Cook, que fez 8 pontos na disputa do primeiro dia, também foi muito bem hoje. “Tem menos de um ano que estou com essa égua, tivemos algumas variáveis que nos pegaram despreparados essa semana, claro que é nossa culpa. Mas fiquei muito agradecido pelo apoio de todo o time, e podemos ir progredindo ao longo da competição”, contou.

A DISPUTA DA FINAL


A final individual acontece na sexta-feira (03/11), a partir das 11 horas (horário de Brasília), e também conta com duas voltas. A segunda passagem está marcada para começar às 14 horas.

A transmissão será feita pelo canal do YouTube da CazéTV e também do Comitê Olímpico do Brasil, o Canal Time Brasil.

Para curtir mais fotos e conteúdo da 2clac no Pan-Americano 2023, acompanhe nosso perfil do Instagram.

bottom of page