top of page

Zé Ramos: objetivos, organização e projetos do Haras Império Egípcio

Atualizado: 4 de out.

O novo episódio do Clac Cast está no ar! O Haras Império Egípcio tem mais de 40 anos de história, inúmeras vitórias nacionais e internacionais e, atualmente, é um dos maiores investidores e incentivadores do esporte brasileiro, com dois animais participando das Olimpíadas de Paris 2024, Nimrod e Primavera, que conquistou a 5ª colocação nos Jogos com Stephan Barcha. 


Conversamos com o Zé Ramos, gestor do Haras Império Egípcio, casado com Ana Elisa Aguiar, que é filha da Dona Ângela, proprietária do haras. Além de contar um pouco sobre a história do haras e da sua chegada ao sistema, Zé Ramos falou muito sobre a importância da profissionalização do meio e de se tratar o haras realmente como uma empresa, com processos e objetivos. 


“Todo final de ano a gente se junta e vê qual é o nosso objetivo. O que eu quero? Aonde eu quero ir? E a partir daí buscar isso tanto na compra de cavalos, tanto na criação”, contou ao Clac Cast. Hoje são 6 cavaleiros representando as cores do haras no Brasil, cada um os objetivos individualizados de cada cavalo que monta. 


Sobre os segredos para fazer os objetivos serem alcançados, Zé explica que "os pormenores que fazem a diferença lá frente. Não é só criar ou comprar um bom cavalo, a partir desse momento preciso de um bom veterinário, bom tratador, boa alimentação, boa cama, bom transporte… com tudo isso tem mais chance de chegar, e ainda não quer dizer que chega. Se já é muito difícil com tudo certo, imagina com tudo errado”. 


Também sobre a importância de treinar e fidelizar funcionários, ele fala sobre a grande diferença que faz ter uma equipe engajada: "Fomos um dos primeiros a ter casaca e uniforme. Começamos a tratar todos que trabalham com a gente como EQUIPE. E no fundo o principal é formar e ter uma boa equipe". 


Durante o episódio, Zé Ramos conta sobre o processo de formação do projeto de parceria da égua Primavera, que sempre teve o objetivo claro de chegar nos Jogos Olímpicos. Sobre a emoção de ver Primavera e Stephan se consolidando como quinto melhor conjunto dos Jogos, ele diz que " é uma sensação difícil de descrever, é uma sensação de dever cumprido, de que chegamos e fizemos”. 


O episódio está disponível no Spotify, Amazon Music e YouTube da 2clac. Não perca!

Comments


bottom of page