top of page

Elaine Zander: a função do júri e o novo regulamento do Salto

O novo episódio do Clac Cast traz uma conversa informal e sincera com Elaine Zander, juíza internacional há mais de 20 anos, juíza nacional da CBH que ministra cursos de reciclagem e formação de juízes, trabalhou no Pan 2007, Rio 2016 e nos Jogos Odesur 22.


Todos os anos o regulamento de Salto da CBH é revisto e adaptado para a nova temporada, mas este ano surpreendeu com mudanças significativas que trouxeram algumas dúvidas no início da temporada. Por isso, conversamos com a Elaine sobre essas alterações e a sua visão sobre todas as novas regras, também visando entender o intuito de fomento e bem-estar animal que elas trazem ao esporte.


Falamos também sobre mudanças que ocorreram no esporte ao longo dos anos. Sobre a criação de muitas categorias divididas por idade na mesma altura, ela explica que é contra: "Como você explica para um patrocinador, que em uma prova de 1.40m tem 6 vencedores? Acho que precisamos de mais competitividade e não de tanta generosidade com os atletas". 


"O júri sofre pressão para aplicar penalidades mais rígidas. Os oficiais vivem disso, e quando você paga suas contas com o esporte, você precisa pensar como lidar com esses momentos.

Vai do caráter de cada um." - Elaine Zander 


Além da parte técnica sobre o regulamento, Elaine também nos contou sua trajetória no esporte. Grande apaixonada e estudiosa do Salto, ela conta o que mais gosta neste trabalho: "Quando você dá o sino e o cavaleiro leva seu animal como se fosse um balé, é bonito de ver. Isso é o que estimula o juiz: você ver o crescimento do atleta enquanto atleta". 


Clique aqui e escute agora o episódio do Clac Cast com a juíza Elaine Zander. 

Comments


bottom of page