top of page

A evolução da armação de percurso e sua importância para o esporte

O novo episódio do Clac Cast é com o desenhador de percurso Gabriel Malfatti, que há mais de 20 anos trabalha em concursos de todo o Brasil e começou a traçar sua carreira ainda na adolescência. 


Começamos o episódio falando sobre o início de sua carreira acompanhando o pai, Galeno Malfatti, que foi cavaleiro profissional e desenhador de percurso, inspiração e primeiro professor de Gabriel. 


Falamos sobre a responsabilidade do armador e o papel deste profissional na evolução do esporte. Gabriel também comentou sobre como o esporte já está em outro patamar de nível técnico desde que começou a trabalhar, especialmente na Europa: "Lá fora a dificuldade de fazer uma pergunta que produza falta é tão grande, que não dá mais para você colocar altura e largura, já se trabalha no limite. Já testaram todos os tipos de linha. Ai você vai para o material e características dos obstáculos". 


Sobre o próprio processo criativo do course-designer, Gabriel explica que o trabalho é dividido em três partes: o desenho do percurso, que normalmente é feito em casa, no papel ou tablet, a armação do percurso, que é feita no evento, quando você vê os obstáculos que terá disponível para usar e faz as definições de onde ficará cada tipo de obstáculo. Depois, a execução, que é de fato montar e medir todo o percurso para que comece a disputa. 


"Eu gosto muito do cavalo. O cavalo é um bicho espetacular, esse esporte é espetacular. Tenho muito orgulho do meu pai ter me colocado no Hipismo"

- Gabriel Malfatti


"A gente faz testes todos os dias e a gente sabe os resultados. Eu gosto de olhar a prova acontecendo. Se eu faço meu desenho de pista e não planejo falta naquele obstáculo, e dá, eu fico analisando e me perguntando o porquê até encontrar uma resposta", comenta. 


Gabriel acredita que falta incentivo para a formação de mais profissionais na área e afirma que há de manda de trabalho para novos desenhadores de percurso. "É um trabalho difícil e exige estar presente nos finais de semana, mas eu sou apaixonado por isso. O hipismo é agregador e tem muitas pessoas boas, do bem", conta. 


Clique aqui para escutar o novo episódio do Clac Cast com Gabriel Malfatti. 

Comentarios


bottom of page